Introdução

O logo da sua empresa deve representar muito bem quem ela é e o que faz. Um logo bem projetado pode perdurar por décadas, e você pode se identificar com esse logo por muito tempo.

Mas o que acontece se o seu logo deixar de ser efetivo? É comum que as empresas se apeguem a logos antigos mesmo após a sua “data de validade”.

Na verdade, o que acontece é que grandes marcas muitas vezes alteram seus logos repetidamente, modificando-os ligeiramente para torná-los mais atualizados e assim refletir a empresa nos novos tempos.

Um exemplo é o logo da Apple. O original refletiu bastante a época em que foi criado. As cores brilhantes do arco-íris funcionaram. No entanto, as tendências mudaram. O logo de hoje é muito mais moderno do que o original, mas ainda relembra o original em muitos aspectos.

Como você sabe quando é hora de um novo logo ou um redesign do logo atual? Isso é o que este artigo irá explorar.

O uso atual dos logos e como eles afetam o design

A forma como os logos são usados hoje em dia diferem muito do passado de maneira significativa.

Nos primeiros dias da publicidade, os logos empresariais apareceram principalmente na embalagem do produto e nos anúncios impressos.

Talvez a maior mudança tenha acontecido com a difusão da internet como ferramenta de marketing e publicidade. Enquanto algumas empresas ainda pagam por anúncios impressos e muitos pagam por anúncios de televisão, há muito poucos negócios que não têm uma presença marcante na Internet de alguma forma.

A utilização do logo de forma online acabou alterando fundamentalmente o seu design. Nas mídias sociais, muitas empresas usam seus logos como fotos de perfil. A aparência dos logos como pequenas miniaturas ao lado das postagens do Facebook e Tweets exigiu uma simplificação geral dos logos para que eles sejam reconhecíveis em todas as situações de uso.

 

Como avaliar o seu logo?

Como avaliar o seu logo atual para que você possa decidir se já é hora de investir em uma atualização?
Estes são alguns aspectos que você deve considerar:

  1. As cores e fontes do logo são atuais? Muitos logos hoje usam fontes Sans Serif, que têm um visual limpo e moderno. Se sua fonte for antiquada, você precisa perguntar se ela ainda funciona no mundo moderno. Para algumas empresas a fonte antiquada pode estar certa. Pense em jornais como a Folha de S.Paulo por exemplo. Para outros, uma atualização pode fazer sentido. A mesma regra vale para cores. O arco-íris inicial da Apple é um exemplo.
  2. Seu logo é simples o suficiente para ser bem representado em formato miniatura? Se não estiver, então você deve simplificá-lo e diminuí-lo para que seja bem representado. Às vezes, mesmo pequenas mudanças como eliminar bordas e linhas extras podem fazer uma grande diferença.
  3. O seu logo é bastante versátil? As empresas hoje em dia necessitam usar seus logos de várias maneiras. Dependendo de suas necessidades, você pode usar seu logo em cartões de visita, pacotes de produtos, veículos da empresa, sites de mídia social, anúncios impressos, anúncios de televisão e até outdoors. O logo que você escolhe deve ser bem representado, não importa o tamanho que seja ou onde seja utilizado.
  4. O seu logo é comercial o suficiente? A questão da comercialização é complexa porque deve levar em consideração muitos aspectos. O seu logo atual representa a sua marca? Por exemplo, uma das razões pelas quais a Starbucks atualizou seu logo é que eles queriam remover a palavra café dele. Eles pretendiam expandir sua marca e o logo não deveria ficar preso ao passado.

A conclusão é que, se houver algo no seu logo que não representa a sua empresa e como ela é hoje, ele precisa ser removido ou atualizado. Um logo que não reflete os objetivos da sua empresa, seus valores, a personalidade da marca ou necessidades de marketing não é um logo efetivo.

 

Por que o seu sentimento com relação ao logo é relevante?

Há mais uma coisa a considerar em relação ao seu logo, e isso pode surpreendê-lo.

Dê um passo para trás, olhe para o seu logo e pergunte a si mesmo como se sente sobre ele. É uma pergunta simples, mas importante.

Lembre-se, o logo deve ser uma representação visual da sua marca e você deve se sentir bem com ele. Se isso não fizer você se sentir satisfeito é hora de fazer mudanças.

 

A Marca e a Emoção

A razão pela qual a emoção é importante para o design do logo é que a marca e as emoções funcionam de mãos dadas. Os consumidores são conhecidos por anexar emoções e características humanas às marcas que amam.

Por exemplo, a marca Nike evoca ação, inspiração e compromisso. Seu logo, o mundialmente famoso swoosh, e seu slogan trabalham juntos para consolidar essa imagem. O logo em si tem uma qualidade cinética que fala diretamente com a reputação e missão da marca.

 

Nike

Quando você considera as emoções evocadas pela sua marca, você deve pensar sobre seus sentimentos, bem como sobre os sentimentos dos seus clientes. Como você se sente quando olha para o seu logo? Como você quer sentir?

Faça as mesmas perguntas sobre o seu público-alvo. Por que eles comprariam seus produtos ou usariam seus serviços? Quais os benefícios que você está fornecendo? Seu logo deve fazer um bom trabalho de provocar emoções que refletem o que seu público pensa da sua empresa.

 

Como usar suas emoções para repensar o seu logo

Uma coisa é entender que seu logo provoca uma resposta emocional, a outra é saber o que fazer com isso. Aqui estão algumas sugestões para usar suas emoções para repensar seu logo.

Comece fazendo algumas associações livres relacionadas a alguns aspectos do seu logo. Olhe para as cores e anote tudo o que vem à mente. O vermelho que você usou faz você pensar em um carro de bombeiros? Um palhaço? Uma cereja? Em seguida, faça as mesmas perguntas para a fonte. O que isso faz você pensar e sentir? Se for uma reminiscência de algum LP antigo da Jovem Guarda, esse pode ser um sinal que uma atualização é necessária.

Em seguida, veja as formas do logo. Você deve observar o geral bem como as formas internas. Os círculos, por exemplo, tendem a caracterizar acolhimento, inclusão e segurança. Retângulos e quadrados são objetivos e analíticos, mas também são sólidos e confiáveis.

Além das formas gerais do seu logo, pode haver outras imagens internas. Como os estilos artísticos mudam ao longo do tempo, você deve olhar para a imagem em seu logo e perguntar se é atual e relevante. Se você não se identificar com a imagem, você deve considerar mudá-la ou removê-la.

Finalmente, pense na missão e nos objetivos da sua empresa. Você se sente confiante de que seu logo atual é uma representação precisa de quem você é agora e dos seus objetivos futuros?

Cada elemento do seu logo: as cores, as fontes, as formas, as imagens e a sensação geral devem falar diretamente sobre a sua empresa neste momento. Se você tem alguma hesitação ou sentimentos negativos sobre o seu logo, provavelmente é hora de entrar em contato com um designer e requisitar uma atualização.

Outro cuidado importante é evitar um clichê na escolha do novo logo. Leia mais sobre isso no artigo Como evitar um clichê ao escolher um logo.

 

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de Atualizar o Logo

Muitas vezes não são grandes modificações na estrutura do logo que fazem com que uma ideia seja representada de forma objetiva. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Veja nesse exemplo desenvolvido pela HR Design para o logo da AWP Contábil.

A esquerda está o logo antigo e a direita logo atual da AWP Contábil.

AWP old AWP

 

Para representar a evolução da empresa, a forma arredonda do logo foi acentuadas dando sensação de aumento de dinamismo e velocidade. A tipologia e a cor do logo também foram levemente alteradas para refletir uma ideia de maior de seriedade e modernidade. Os elementos, objetivos e características logo original foram preservados mas o novo logo passou a refletir a evolução pela qual a empresa vinha passando.

Conclusão

O logo da sua empresa pode ser sido enraizado no passado, mas deve falar tanto para o presente quanto para o futuro para ser eficaz. Uma avaliação cuidadosa do seu logo em relação à personalidade da sua marca e aos objetivos da sua empresa pode ajudá-lo a determinar se é hora de uma atualização.

Se você acredita que é o momento para repensar seu logo procure uma empresa que possa ajudá-lo em todo o processo. Não apenas no redesign do novo logo mas em todas as suas aplicações seja nos artigo se papelaria (cartões sociais, impressos, envelopes etc) bem com nas aplicações online como e-mail, websites, mídias sociais etc.

A HR Design tem a experiência para te ajudar em todos as fases deste processo. Entre em contato com a gente.

 

 


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