Indrodução

Independente do seu ramo de negócio, o marketing e o branding da sua empresa exigem um planejamento cuidadoso e trabalho estratégico.

Isso é especialmente importante para os escritórios de contabilidade. Se você espera que as pessoas confiem seu dinheiro e contabilidade em você, seu marketing e branding precisam transmitir confiança, disponibilidade e precisão a cada etapa do caminho.

No mundo do marketing on-line, ter foco no branding é essencial. Uma marca forte ajuda tanto aos clientes atuais quanto os potenciais clientes a compreender rapidamente quem você é e o que você representa.


O que as pessoas esperam de um escritório de contabilidade?

Quando uma pessoa ou uma organização se propõe a contratar um contador, o que eles procuram? Aqui estão algumas das qualidades mais importantes que sua empresa precisa ter para conquistar clientes:

  1. Em primeiro lugar, um escritório de contabilidade deve ser confiável. O seu marketing e branding deve transmitir a ideia de que você pode ser confiável com os negócios dos seus clientes;
  2. Em segundo lugar, você deve passar a ideia de que você é meticuloso e preciso. Algumas empresas usam uma marca engraçada para atrair clientes, mas não há nada de engraçado quando o assunto é contabilidade. Sua marca deve transmitir sobriedade nesse sentido;
  3. Em terceiro lugar, sua marca também deve transmitir a ideia de disponibilidade. Os clientes querem saber se você atenderá prontamente e rapidamente as necessidades deles.

O logo pode fazer uma grande diferença para comunicar essas qualidades essenciais para o seu público-alvo. Ele deve expressar os valores da empresa.

É extremamente importante que o logo que você selecionar faça uma sólida primeira impressão em seus potencias clientes.

 

Estes são exemplos de como esses valores podem ser representado em um logo de contabilidade:
Della TorreA cor azul transmite confiança e conservadorismo, enquanto que formas triangulares dão a impressão de velocidade.
Contábil Sumaré
O próximo passo é encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência. Assim você conquistará novos clientes e fará seu negócio crescer.

 


Como fazer sua empresa se destacar

Até certo ponto, todos os escritórios de contabilidade têm objetivos de marketing semelhantes. Você quer passar a ideia para os potenciais clientes que podem confiar sua contabilidade a você, que você é honesto, eficiente e preciso.

Significa que essas qualidades, não importando o quão bem seu logo possa transmiti-las, não são suficientes para dar aos potencias clientes uma motivação para escolher seu escritório em detrimento a outro.

Aqui estão três sugestões que você pode considerar para aprimorar sua marca e atingir as pessoas que estão mais propensas a contratar seus serviços.

  • Comece conhecendo seus pontos fortes. Quais são os seus diferencias? Quaisquer que sejam seus pontos fortes, você deve identificá-los e depois usá-los em seu marketing;
  • É importante também identificar seus clientes-alvo e saber o que eles necessitam. As pessoas que estão à procura de um escritório de contabilidade para ajudá-los a abrir uma pequena empresa têm necessidades diferentes de uma grande empresa em busca ajuda com imposto de renda;
  • Finalmente, use informações recolhidas e a sua experiência profissional para criar uma persona. A maioria dos seus clientes é do sexo masculino ou feminino? Estão começando ou já estão estabelecidos? Proprietários de empresas ou proprietários de imóveis? Quanto mais informações você recolheu, mais fácil será para você criar uma persona apropriada.

 


O Marketing do Escritório de Contabilidade

Alguns profissionais pensam que não é necessário fazer marketing para um escritório de contabilidade, mas, na realidade isso faz uma grande diferença. É uma parte importante do seu negócio e, se feito corretamente, pode ajudar seu escritórios a crescer e prosperar.

Por que você precisa incorporar o marketing nos seus negócios?

Você pode não ter o dinheiro para contratar uma pessoa de marketing dedicada em tempo integral, mas isso não significa que você pode se dar ao luxo de não divulgar sua empresa.

Pesquisas mostram que as pessoas têm de entrar em contato com uma marca até sete vezes antes de fazer um primeiro negócio. Isso porque demora tempo para a mensagem de branding se consolidar.

A primeira impressão que sua marca faz é fundamental, mas a repetição é muito importante. Quanto mais tempo um cliente potencial for exposto a mensagem da sua marca, maior será a probabilidade dele clicar em uma ação no website ou que pegue o telefone e tire uma dúvida. Em outras palavras, o marketing ajuda você a identificar oportunidades de negócio e atrair novos clientes.

Aqui estão outras motivações para você incorporar o marketing nos seus negócios:

  • As mensagens de marketing repetitivas podem ter um impacto positivo de retenção. Lembre-se também que é mais barato manter os clientes existentes do que é para atrair novos, e uma mensagem de marketing consistente é essencial se você quiser manter seus clientes existentes felizes;
  • O marketing eficaz pode ajudá-lo a aumentar sua receita e lucros;
  • O marketing é a melhor forma de construir a reputação da sua marca e solidificar sua empresa como líder na sua região ou em um nicho de contabilidade especializado.

O que você gasta com marketing têm o potencial de lhe render um enorme retorno de investimento. A chave é ser inteligente sobre o que você faz e como faz.

Fazendo um plano de marketing

O marketing não é algo que você pode iniciar sem um planejamento. Um bom plano de marketing deve ser pensado antecipadamente. Um plano de marketing simplificado pode ser baseado em apenas cinco etapas:

  1. Entenda a posição atual da sua empresa, incluindo seus pontos fortes, fraquezas e situação financeira.
  2. Identifique seus clientes-alvo e crie uma persona. Uma persona é, como o nome sugere, uma personagem virtual criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
  3. Descreva seus objetivos de marketing. Por exemplo, você pode querer aumentar o seu negócio em 20% ou adquirir um certo número de novos clientes.
  4. Faça um roteiro da sua estratégia de marketing e as táticas que você vai utilizar para alcançar seus objetivos. Lembre-se que a estratégia é um plano de imagem grande, e as táticas são as coisas específicas que você vai fazer para realizar sua estratégia.
  5. Finalmente, defina seu orçamento de marketing e decida como alocá-lo. Você pode decidir gastar a maior parte do seu orçamento em e-mail marketing, ou em marketing de mídia social, ou mesmo em marketing de mecanismos de pesquisa usando o Google AdWorks.

Uma vez que seu plano está estabelecido, você pode passar para a próxima etapa.

Como fazer seu logo sinônimo da sua marca

Não há porque ter um logo fantástico, que identifica bem a sua empresa, se você não o usar da maneira correta. Seu logo deve ser realmente um sinônimo de sua marca.

Quando você pensa em alguns dos logos mais famosos do mundo, você vai perceber que você nem precisa ler o nome da marca para reconhecê-los. O símbolo da Nike é instantaneamente reconhecível em qualquer contexto. Tenha também o cuidado de não tornar o seu logo um clichê.

Aqui estão algumas sugestões para tornar seu logo e a sua marca sinônimos:

  • Use seu logo como sua imagem de perfil nas mídias sociais, certificando-se de que é de fácil visualização mesmo em miniatura;
  • Adote uma identidade visual coerente, repetindo as cores e formas do seu logo em todos os materiais digitais e impressos;
  • Invista em um website profissional e em estratégias de SEO para um melhor posicionado e visibilidade na internet.

Essas sugestões simples irão garantir que seu logo apareça consistentemente e o torna ligado diretamente com a sua marca aos olhos de potenciais clientes.

Ideias de Marketing de Conteúdo para escritórios de contabilidade

O marketing é realmente uma forma de arte. Muitos profissionais de marketing concordam que o Marketing de Conteúdo é a maneira mais eficaz de alcançar seus clientes.

O Marketing de Conteúdo consiste em levar informação útil para quem as recebe e não simplesmente uma propaganda da sua empresa. As pessoas que o seguem nas mídias sociais querem se divertir e se informar pelo conteúdo que você compartilha, e o mesmo acontece com as pessoas que se inscrevem em sua lista de e-mails ou lêem seu blog.

Você pode tentar algumas dessas ideias de Marketing de Conteúdo para começar:

  • Escreva um site de notícias ou blog e publique novos conteúdos uma ou duas vezes por mês;
  • Com sua persona, escolha um ou dois sites de mídia social que são mais utilizados pelos seus clientes e potenciais clientes e mantenha uma presença ativa;
  • Siga as publicações do segmento e profissionais bem conhecidas no setor de contabilidade e compartilhe esse conteúdo com suas próprias ideias quando for apropriado;
  • Mantenha um e-mail marketing atualizado disponibilizando regularmente conteúdo relevante para seus clientes e pessoas interessadas neste tipo de conteúdo via e-mail;
  • Escreva um eBook e compartilhe alguns dos seus conhecimentos com clientes ou potenciais clientes;

Estas são apenas algumas ideias. A chave é ser criativo, variar seu conteúdo e sempre se concentrar em fornecer valor às pessoas que vêem o seu conteúdo.

Depois disso, só resta uma coisa a fazer. É testar seu conteúdo e refiná-lo para que você obtenha o maior retorno possível do seu investimento.


Refinando Seu Marketing

O passo final no marketing do seu escritório de contabilidade é acompanhar o desempenho de seus esforços de marketing e refiná-los conforme necessário. Nenhum plano de marketing é perfeito desde o início.

De fato, o Princípio de Pareto diz que, para qualquer empreendimento, 80% de seus resultados vêm de 20% de seus esforços. Isso significa que há sempre espaço para melhorias. Lembre-se que o teste é um processo contínuo. Seja paciente, e veja seu ROI crescer.


Conclusão

O marketing e branding são essenciais para qualquer escritório de contabilidade. A imagem que você projeta é que determinará se você será bem sucedido em atrair novos clientes e cativar os clientes atuais.

Concentre sua atenção em atividades de branding consistentes e direcionadas e em refinar constantemente suas estratégias. Os novos contratos serão uma consequência direta deste esforço.

 

 


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