introdução

Logo nos primeiros segundos, quando um cliente em potencial abre o seu website pela primeira vez, ele terá uma reação instintiva ao seu design. Ele está decidindo rapidamente se o seu website tem credibilidade ou não. E se deve continuar a navegar por este website ou simplesmente partir para outro.

DESIGN do website é o fator MAIS IMPORTANTE para determinar se as pessoas vão achar o seu website confiável ou não.  O Design irá determinar se elas podem confiar ou não nas informações fornecidas e se podem confiar nos serviços ou produtos que você oferece.

O Design tem um impacto significativo e subconsciente sobre o quanto o público confia intrinsecamente nas informações fornecidas por um website.

Stanford Web Credibility Project constatou que 46 por cento dos consumidores entrevistados avaliaram a credibilidade de um website baseada no Design Visual do website, incluindo layout, tipografia, tamanho da fonte e esquemas de cores.

BJ Fogg, do Persuasive Technology Lab de Stanford, realizou um estudo, no qual coletou mais de 2.400 comentários e impressões dos participantes sobre a credibilidade de 100 website diferentes.

Eles então classificaram estes comentários por ordem de importância e estas são as 5 principais categorias:

Design Visual: 46,1%

Design da Informação / Estrutura: 28,5%

Foco da informação: 25,1%

Propósito da Empresa: 15,5%

Utilidade da informação: 14.8%

Como você pode ver, o Design Visual é de longe a categoria mais valorizada entre os visitantes dos websites. O Design da Informação / Estrutura, que está também relacionado ao Design Visual, aparece em segundo lugar.

web design

Mas por que o Design é tão incrivelmente relevante?

É impressionante observar que quase 50% de todos os comentários sobre a credibilidade de um website estejam relacionados ao Design Visual. Essa descoberta é também apoiada por pesquisas psicológicas realizadas anteriormente. BJ Fogg  explica:

 

… “Parecer bem é frequentemente interpretado como sendo bom – e ser digno de crédito. Desde a década de 1940, pesquisas em psicologia social mostraram que fontes fisicamente atraentes (geralmente pessoas) têm sido consideradas fontes confiáveis (Benoy, 1982; Berscheid, 1981; Berscheid e Walster, 1974; Dion, Berscheid, & Walster, 1972; Eagly, Ashmore, Makhijani, & Longo, 1991). Esse viés básico do processamento humano – “parecendo bom é ser bom” – também é relevante para avaliar a credibilidade dos websites, especialmente porque a aparência do design é altamente perceptível.

–Fogg et. al., 2002

 

Como construir a Credibilidade do Website com o Design?

Os quatro elementos seguintes relacionados ao Design Visual e a Experiência do Usuário podem afetar consideravelmente a confiança da sua audiência e portanto, devem ser levados em consideração na construção da Identidade Online da sua empresa.

 

  • Estética-Usabilidade

Coisas bonitas são normalmente vistas como mais fáceis de usar e mais valiosas do que as coisas percebidas como feias. Isso significa que um website com uma boa aparência impactará de maneira assertiva as reações iniciais dos usuários.

Uma boa aparência deve estar entrelaçada a um design bem feito e deve ser fácil de usar. Caso contrário, os sentimentos positivos iniciais dos usuários irão por água abaixo.

 

  • Transparência

Quanto mais difícil for encontrar informações importantes, mais os clientes irão desconfiar da empresa. Assim como um website deve ser projetado para ajudar os visitantes a encontrarem os serviços que eles precisam com facilidade, o design também deve permitir aos usuários localizarem rapidamente as informações da empresa sempre que precisarem.

Se parecer que o layout de um website foi elaborado para esconder informações cruciais, os potenciais clientes irão suspeitar rapidamente da empresa.

 

  • Consistência no Design

A consistência em todo o website desempenha um papel importante na manutenção da confiança criada por um visitante. Caso ele encontre uma seção do website que não se encaixe no resto, suspeitas e preocupações podem surgir rapidamente sobre a segurança, confiabilidade e profissionalismo da própria empresa.

Portanto, certificar-se de que existe consistência no design e na experiência do usuário, isso ajudará a criar interações positivas.

 

  • Atualização

Uma das maneiras mais rápidas de destruir a credibilidade do seu website é carregá-lo com erros. Você pode achar que ninguém vai perceber as palavras com erros ortográficos, palavras mal utilizadas, gramática ruim ou erros de digitação. Mas, você está totalmente enganado.

Quando o visitante encontra erros no seu website, ele fará uma das duas suposições. Ou você não percebeu o erro. Nesse caso, você não deu atenção aos detalhes.  Ou percebeu, mas não se deu ao trabalho de alterá-lo. A primeira faz você parecer incompetente, e a segunda faz parecer que você não se importa. Nenhuma das duas é boa.

Outro erro comum em muitos websites são links quebrados ou corrompidos. Não importa se o link é para uma página diferente do seu website. Links defeituosos influenciam negativamente a credibilidade. Para evitar isso, teste periodicamente os links em seu website. Se um link externo foi alterado, substitua-o por outro ou exclua-o completamente.

Atualizações regulares de conteúdo também são muito importantes. Mantém o seu website sempre ativo e ajuda a construir a reputação da sua marca como uma autoridade no setor.

Atualizar conteúdo não significa que você precise renovar seu website todo mês. Essas atualizações podem ser tão simples quanto postar fatos recentes ligados a sua área, um artigo no blog, ou compartilhar notícias sobre o que está acontecendo em sua empresa.

E não limite as informações apenas ao seu website. Utilize outros canais para divulgar o seu website e trazer mais visitantes. Além das mídias sociais, um canal eficiente e que traz bons resultados é o e-mail Marketing.  Veja também o artigo Por que Usar e-mail Marketing.

O que fizer, faça regularmente. As pessoas avaliam websites com atualizações regulares como mais confiáveis.

 Credibilidade do Website

Os Benefícios da Confiança do Cliente

Os consumidores afirmam que as empresas devem demonstrar sua compreensão e cuidado com eles antes de qualquer engajamento de negócio.

A confiança do cliente é que desempenha um papel crucial nestes momentos. Não apenas garantindo a primeira relação comercial de um cliente, mas também o incentivando a uma fidelização a longo prazo.

Desde a primeira interação e, principalmente após um processo de compras sucessivas, o cliente quer confiar na empresa e nos produtos e serviços que ela oferece, antes de investir qualquer tempo e dinheiro.

Portanto, um design forte e centrado na confiança pode fazer toda a diferença. Tanto no sucesso a longo como a curto prazo nas relações cliente-negócio.

 

Conclusão

A credibilidade do website é o resultado natural de um bom Design Visual e tem duas finalidades básicas:

(1) Ele promove um senso de confiança na sua organização.

(2) Demonstra sua experiência para quem visita seu website.

Portanto, para conseguir isso você necessita de um Design Visual Profissional, atraente e livre de erros. Ele deve fornecer informações úteis e de fácil acesso e, o mais importante, deve apresentar claramente o objetivo do seu website. Ofereça aos visitantes conteúdos atualizados com frequência e com as fontes para comprovar a precisão e a autoridade do seu conteúdo.

Depois de realizar cada um desses passos você terá um website confiável e respeitado.

Converse com a HR Design. Temos uma experiência de mais de 30 anos em Design Empresarial e podemos ajudar a construir ou melhorar a Credibilidade Online da sua empresa.

 

 


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