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O que são logos responsivos?

Já se foram os dias em que uma única versão de um logo foi projetada para ser usada em todos as aplicações.

Hoje, os logos precisam se apresenta bem em websites, mídias sociais, aplicativos, imagens em movimento, publicidade on-line, roupas, tecnologias vestíveis, impressos, etc.

A nova realidade exige um logo flexível que possa aparecer bem em uma ampla variedade de tamanhos e veiculações. Se olharmos para os redesenhos recentes de logos de alto perfil, há uma notável tendência à redução gráfica e a criação de várias versões de um logo para uso em diferentes situações.

As idéias do design gráfico referente a clareza e simplicidade vieram à tona, pois os designers hoje se esforçam para produzir logos que criam um máximo impacto, escala elegantemente, carregam rapidamente e permanecem nítidos em tamanhos diferentes. A moda de sombreados, gradientes de cor, ilustrações complexas, brilhos e outros elementos gráficos foram substituídos por uma estética mais limpa, já que a decoração supérflua é rejeitada para formas mais minimizadas.

Você já ouviu falar de logos responsivos? É o mais recente passo em uma tendência geral para a Identidade Visual Empresarial ficar em forma hoje em dia. Em um mundo onde as telas vêm em todos os tamanhos e formas, adaptar o conteúdo não significa apenas aumentar ou diminuir a escala.
Em vez disso, precisamos de logos que possam fazer um uso elegante e eficiente de qualquer espaço na tela.

O logo responsivo foi uma expressão que surgiu em 2014, junto com um projeto do designer inglês Joe Harrison.

Joe selecionou alguns logos e mostrou como seriam suas versões responsivas. A idéia era abrir a página em formatos diferentes; no computador, notebook, tablet, celular e observar como eles podem ser simplificados a medida que a tela diminui de tamanho.

Veja o projeto completo clicando aqui. Altere o tamanho da tela do seu browser e observe as mudanças dos logos.



Por que a sua empresa precisa de um Logo Responsível?


Os logos responsivos constituem uma parte importante do desenvolvimento da Web e do design de comércio eletrônico para empresas. Em um mundo onde a tecnologia está surgindo continuamente com telas em diferentes formas e tamanhos, a necessidade de se adaptar não é mais uma opção, mas uma responsabilidade óbvia que as marcas, especialmente aquelas que precisam de marketing digital, devem considerar.

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A marca está além do design visual. Ele abrange todas as formas de comunicação, em que cores e estilo têm um efeito psicológico sobre como os clientes irão reagir, e a mensagem é usada para fazer os clientes pensarem de uma certa maneira. Ao ter sucesso na plataforma digital, a adaptação de logos para se encaixar de forma eficiente sem que sejam retirados de seus elementos vitais, embora ainda seja reconhecível, é importante para todas as marcas. Como consideramos logos como a face de nossa marca, é natural que eles sigam a evolução responsiva dos websites.

Além disso, o Google favorece empresas que são otimizadas para dispositivos móveis. Isso é um indício claro que qualquer sinal que rotule sua marca com não responsiva deve ser evitado.



O Fluido agora é o novo Fixo


Os sites responsivos apresentam desafios específicos de design, pois sua natureza fluida requer logos que se adaptam a uma tela digital em constante mudança. Isso tira o controle do designer de websites, já que eles não podem mais especificar o posicionamento exato e o tamanho de um logo.
Isso fica a cargo do designer especializado em logo que deve então criar versões alternativas de um logo para uso em diferentes tamanhos de tela.

Um dos objetivos do Google ao criar seu novo logo era "uma marca escalonável que pudesse transmitir a sensação do logo completo em lugares restritos".

logo Google

Os designers estão descobrindo como obter um equilíbrio adequado entre um logo leve e flexível e um que tenha individualidade suficiente para transmitir uma essência de marca apropriada.

O Instagram encontrou uma solução que funcionou para eles na evolução do logo: "Decidimos traduzir em um ícone de aplicativo mais moderno que estabelece um equilíbrio entre reconhecimento e versatilidade".


logo Instagram


Como criar Logos Responsivos?


Logos não responsivos podem se tornar complicados e, se houver necessidade de manter o logo complexo para fins de marca, uma versão alternativa simplificada deve ser adotada.

O logo deve ser versátil o suficiente para ser reduzido ao essencial, sem perder sua marca e identidade. Deve funcionar nos formatos horizontal e vertical, para se tornar adaptável em uma variedade de meios e situação. Mantendo o logo reduzido e objetivo, quanto mais flexível for o design mais possibilidades ele terá de ser aplicado, levando a um alcance mais amplo e maior impacto.

A identidade e o reconhecimento da marca não devem sofrer desgastes quando forem feitos ajustes no logo.

Se o logo original tiver um símbolo reconhecível uma maneira inteligente de alterar o logo é descartar o texto. Isso garante que o logo ainda esteja claramente visível, sem o risco de distorcer qualquer um dos elementos. Não há sentido em incluir textos se não puderem ser lido quando o logo for reduzido para resoluções menores.

Se houver necessidade de se manter todos os elementos, outra forma de simplificar o logo é tornando-o abstrato. Desta forma, o logo ainda será claramente reconhecível em telas menores.

Através do empilhamento vertical os elementos do logo são empilhados uns sobre os outros, fazendo com que ele funcione bem em dispositivo com espaços laterais limitados. O layout horizontal é adequado para a visualização na área de trabalho de desktops, mas para smartphones e tablets, o empilhamento vertical é o melhor caminho.


Como o logo da sua empresa responde em diferentes formatos?

Com o número de dispositivos digitais aumentando constantemente a necessidade de ter um logo responsivo é inevitável. Vamos esquecer a ideia de que o logo é simplesmente um ícone encontrado no canto superior esquerdo do site.
Os logos responsivos têm suas regras bem definidas que permitem ajustar automaticamente seu tamanho e design, dependendo da resolução da tela.

Atualize o seu logo tradicional para um logo responsivo agora para que sua marca não precise se preocupar com a adaptação a todos os tipos de plataformas e mídias no futuro.

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Toda empresa passa por mudanças para se adaptar as novas tendências. Isso pode ser visualizado claramente através da forma como ela se apresenta ao mercado e como essa imagem evoluiu ao longo de sua trajetória.
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