Independente do seu ramo de negócio, o marketing da sua empresa exige planejamento cuidadoso e trabalho estratégico. Isso é especialmente importante para os escritórios de contabilidade. Se você espera que as pessoas confiem seu dinheiro e contabilidade em você, seu marketing e branding precisam transmitir confiança, disponibilidade e precisão a cada etapa do caminho. No mundo do marketing on-line, ter foco no branding é essencial. Uma marca forte ajuda tanto aos clientes atuais quanto os potenciais clientes a compreender rapidamente quem você é e o que você representa.
Quando uma pessoa ou uma organização se propõe a contratar um contador, o que eles procuram? Aqui estão algumas das qualidades mais importantes que sua empresa precisa ter para conquistar clientes:
O logo pode fazer uma grande diferença para comunicar essas qualidades essenciais para o seu público-alvo. Ele deve expressar os valores da empresa.
Por exemplo, a cor azul transmite confiança e conservadorismo, enquanto que formas triangulares dão a impressão de velocidade.
Estes são exemplos de como esses valores podem ser representado em um logo de contabilidade:
É extremamente importante que o logo que você selecionar faça uma sólida primeira impressão em seus potencias clientes. O próximo passo é encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência. Assim você conquistará novos clientes e fará seu negócio crescer.
Até certo ponto, todos os escritórios de contabilidade têm objetivos de marketing semelhantes. Você quer passar a ideia para os potenciais clientes que podem confiar sua contabilidade a você, que você é honesto, eficiente e preciso. Significa que essas qualidades, não importando o quão bem seu logo possa transmiti-las, não são suficientes para dar aos potencias clientes uma motivação para escolher seu escritório em detrimento a outro.
Aqui estão três sugestões que você pode considerar para aprimorar sua marca e atingir as pessoas que estão mais propensas a contratar seus serviços.
Alguns profissionais pensam que não é necessário fazer marketing para um escritório de contabilidade, mas, na realidade isso faz uma grande diferença. É uma parte importante do seu negócio e, se feito corretamente, pode ajudar seu escritórios a crescer e prosperar.
Você pode não ter o dinheiro para contratar uma pessoa de marketing dedicada em tempo integral, mas isso não significa que você pode se dar ao luxo de não divulgar sua empresa. Pesquisas mostram que as pessoas têm de entrar em contato com uma marca até sete vezes antes de fazer um primeiro negócio. Isso porque demora tempo para a mensagem de branding se consolidar.
A primeira impressão que sua marca faz é fundamental, mas a repetição é muito importante. Quanto mais tempo um cliente potencial for exposto a mensagem da sua marca, maior será a probabilidade dele clicar em uma ação no website ou que pegue o telefone e tire uma dúvida.
Em outras palavras, o marketing ajuda você a identificar oportunidades de negócio e atrair novos clientes.
Aqui estão outras motivações para você incorporar o marketing nos seus negócios:
O que você gasta com marketing têm o potencial de lhe render um enorme retorno de investimento. A chave é ser inteligente sobre o que você faz e como faz.
O marketing não é algo que você pode iniciar sem um planejamento. Um bom plano de marketing deve ser pensado antecipadamente. Um plano de marketing simplificado pode ser baseado em apenas cinco etapas:
Uma vez que seu plano está estabelecido, você pode passar para a próxima etapa.
Não há porque ter um logo fantástico, que identifica bem a sua empresa, se você não o usar da maneira correta. Seu logo deve ser realmente um sinônimo de sua marca. Quando você pensa em alguns dos logos mais famosos do mundo, você vai perceber que você nem precisa ler o nome da marca para reconhecê-los. O símbolo da Nike é instantaneamente reconhecível em qualquer contexto. Tenha também o cuidado de não tornar o seu logo um clichê.
Aqui estão algumas sugestões para tornar seu logo e a sua marca sinônimos:
Essas sugestões simples irão garantir que seu logo apareça consistentemente e o torna ligado diretamente com a sua marca aos olhos de potenciais clientes.
O marketing é realmente uma forma de arte. Muitos profissionais de marketing concordam que o Marketing de Conteúdo é a maneira mais eficaz de alcançar seus clientes. O Marketing de Conteúdo consiste em levar informação útil para quem as recebe e não simplesmente uma propaganda da sua empresa. As pessoas que o seguem nas mídias sociais querem se divertir e se informar pelo conteúdo que você compartilha, e o mesmo acontece com as pessoas que se inscrevem em sua lista de e-mails ou lêem seu blog. Você pode tentar algumas dessas ideias de Marketing de Conteúdo para começar:
Estas são apenas algumas ideias. A chave é ser criativo, variar seu conteúdo e sempre se concentrar em fornecer valor às pessoas que vêem o seu conteúdo. Depois disso, só resta uma coisa a fazer. É testar seu conteúdo e refiná-lo para que você obtenha o maior retorno possível do seu investimento.
O passo final no marketing do seu escritório de contabilidade é acompanhar o desempenho de seus esforços de marketing e refiná-los conforme necessário. Nenhum plano de marketing é perfeito desde o início. De fato, o Princípio de Pareto diz que, para qualquer empreendimento, 80% de seus resultados vêm de 20% de seus esforços. Isso significa que há sempre espaço para melhorias. Lembre-se que o teste é um processo contínuo. Seja paciente, e veja seu ROI crescer.
O marketing e branding são essenciais para qualquer escritório de contabilidade. A imagem que você projeta é que determinará se você será bem sucedido em atrair novos clientes e cativar os clientes atuais. Concentre sua atenção em atividades de branding consistentes e direcionadas e em refinar constantemente suas estratégias. Os novos contratos serão uma consequência direta deste esforço.
Toda empresa passa por mudanças para se adaptar as novas tendências. Isso pode ser visualizado claramente através da forma como ela se apresenta ao mercado e como essa imagem evoluiu ao longo de sua trajetória.
Mantendo os elementos originais podemos remodelar seu website, logo ou comunicação visual para uma versão mais moderna, atraente e inteiramente alinhada com seu negócio.
Tudo isso sem perder a identidade original da sua empresa.